O livro A República é uma obra indispensável para os estudantes de ciências humanas. O texto de Platão aborda diversos temas e guarda para seus leitores uma rica interpretação sobre o mundo.
O método do filósofo grego promove o questionamento em seus leitores. Aqui, vamos ocupar o famoso mito da caverna. Afinal, o que é esse mito da caverna? Em resumo, pensem que vocês são prisioneiros que vivem a vida inteira acorrentados. Tudo o que vocês viram dentro da caverna são como sombras projetadas na parede em sua frente. Estas sombras são manipulações feitas por homens. Esse é todo o conhecimento que vocês possuem sobre o mundo.
Agora, imagine que um desses prisioneiros escapou. Sim, ele conseguiu fugir da caverna! Ao sair de lá, pela primeira vez na vida, vê a luz do sol. Seus olhos doem. Sua reação é retornar à caverna e contar ou descobrir.
Nesse momento, peço que façamos uma pausa. Antes de continuar a leitura, coloque o seguinte problema: O que temos até aqui? Ou melhor, o que Platão queria nos contar com essa pequena alegoria? As interpretações são diversas! Mas vamos pontuar para tornar a interpretação mais clara:
- Como sombras significam que muitas vezes pensamos em um conhecimento verdadeiro sobre o mundo, mas na verdade temos um conhecimento equivalente.
- Os prisioneiros representam uma comodidade do ser humano. Por vezes, permanecemos na situação de ignorância e não buscamos o conhecimento.
- A luz do sol representa uma dificuldade que é admitida por usuários errados. Em outras palavras, o processo de aquisição de conhecimento é árduo
- Por fim, o destino que o conhecimento ganha valor quando compartilhado com nossos amigos. Por isso, o retorno retornará para uma caverna.
Caso você tenha mais interesse ou podcast https://anchor.fm/emersonrs10 , explica melhor o mito da caverna de Platão. Qual é a sua interpretação do Mito da Caverna?