Aniversário: origem e curiosidades

Para alguns, um dia muito feliz, para outros, nem tanto. Para uns reflete o sinal da experiência, das vivências e do aprendizado. Para outros, reflete o sinal da velhice, sinal de que a morte está mais perto do que longe. Para outros, é uma simples data, um número, um dia qualquer. Mas e você, o que sabe ou o que pensa sobre o seu aniversário? Seria apenas o dia que lembra o dia que você nasceu?

Abaixo, retratarei a origem e algumas curiosidades sobre o ANIVERSÁRIO, além de alguns pensamentos. Boa leitura!

ORIGEM

Aniversário é a repetição do dia e do mês em que se deu determinado acontecimento. Num sentido mais geral, refere-se à comemoração de periodicidade anual de qualquer evento importante, como o nascimento de alguém, a morte de uma personalidade, a fundação de um município ou uma batalha.

É um evento comemorado por muitos tipos de culturas ao redor do mundo. Em vários países lusófonos (que têm como língua oficial o português), em aniversários de nascimento de uma pessoa, é comum que se faça uma festa e todos cantem ao aniversariante a canção “Parabéns a você”.

Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração – com o requinte de velas acesas – nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Até o quarto século, o Cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício, pois o consideravam como um costume pagão.

CURIOSIDADES

  • Em algumas culturas, o aniversário é comemorado 9 dias após a data de nascimento, o que traria mais sorte e felicidade no ano seguinte.
  • O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos.
  • No Vietnã, os aniversários não são comemorados individualmente na data de nascimento da pessoa, mas coletivamente durante a celebração do ano novo lunar.
  • Os muçulmanos não comemoram aniversário, pois diz a tradição que nem o aniversário do profeta Maomé deve ser comemorado (comemoração que, aliás, é desrespeitada em algumas regiões de maioria islâmica).
  • E os judeus, comemoram aniversários? Sim, a data de nascimento é uma data que deve, para o judeu, ser celebrada com reflexões, orações, caridade e estudo da Torá. O hábito de ler um Salmo correspondente ao seu próximo ano (quem está completando 20 anos deve ler o Salmo 21) é comum entre os judeus.

PENSAMENTOS

pensamentos

Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé! (Rosaura Gomes)

Aniversário é uma festa
Pra te lembrar
Do que resta.  (Millôr Fernandes)

Sol com sol
no teu aniversário
um sol maior (Alice Ruiz)

Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? (Confúcio)

Agora que você já sabe a origem e algumas curiosidades sobre o ANIVERSÁRIO, fique atento para os pensamentos colocados acima e reflita sobre a sua vida e não fique triste pelo fato da idade está chegando, apenas viva e lute para realizar seus sonhos!

FONTE 1

FONTE 2

FONTE 3

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Ramon Firmo

Ramon Firmo

Graduando em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. De Viçosa do Ceará, Ceará. Admirador da música, adora futebol e, aos poucos, começa a admirar a arte da leitura e da escrita .