História

Conheça Yuval Noah Harari: o intelectual mais influente da atualidade ( Sapiens, Homo Deus,)

Ao lado do filósofo alemão Jürgen Habermas , o historiador Yuval Harai vem ganhando espaço por seus escritos sobre a historia  humana. Sua pretensão não é pequena. Nosso autor, faz analises históricas, verificando os fatos que contribuíram para nosso “desenvolvimento”. Além de se debruçar sobre o passado, também  faz previsões sobre problemas que a humanidade vai encarar no futuro. Um projeto teórico bastante amplo! O que o credencia como um autor bastante interessante.

 

 Autor de livros como: ” Sapiens: Uma breve história da humanidade”, “21 lições para o século 21”.  e “Home Deus: Uma breve história do Amanhã”, Yuval vem ganhando cada vez mais espaço dentro do mundo intelectual.

O que torna Yuval Noah Harai um intelectual de primeira linha?

O livro Sapiens: Uma breve história da humanidade, procura descrever o “desenvolvimento” do que entendemos como humanos (sapiens). Porém,  durante a longa jornada percorrida, o livro disserta sobre como a cultura foi moldada em nome dos mais fortes.  O que possibilitou o progresso humano? Yuval, acredita que o sapiens, por meio do seu cérebro dotado de memória e abstração, foi capaz de criar religiões e teorias bastante complexas. Isso possibilitou um mundo bastante vasto. Por exemplo, após a emancipação biológica, criamos símbolos, aprendemos a nos comunicar e a contar histórias. Inclusive, fomos capazes de inventar marcas, atribuir valor a invenções tais como dinheiro.

Algumas pessoas podem pensar que são obviedades. Contudo, o aparato conceitual e a simplicidade com que descreve problemas filosóficos e políticos é assustador.

Defende a tese que a invenção do dinheiro criou um elo que antes não existia na sociedade ( você precisa ler o segundo capítulo para entender a tese). Também atribui a revolução cientifica como uma espécie de revolução da ignorância. Depois dessa revolução descobrimos que temos apenas conhecimentos provisórios. O mais interessante, é que esse ateus, acredita que o ser humano atingiu o patamar de Deus. O fato esta relacionado com as habilidades que a tecnologia nos dá.

Previsões 

O interessante, 21 lições para o século 21, é uma leitura que recomendo para qualquer pessoa. Considero um livro mais interessante que sapiense. Apesar de ter formação em historia, este livro trás grandes reflexões dignas de um filosofo. Novos modelos políticos? Os perigos da tecnologias? São algumas das questões levantadas.

O autor faz algo obvio e inédito. Tem todos os méritos de trazer para o mundo da vida, questões realmente importante. Uma coisa que o futuro reserva é perigo. E  a unica forma de lidar com estes perigos é por meio da reflexão. Coisa que apenas bons teóricos podem fornecer.

Cuidado ao ler

Você pode ter confiança na leitura. Os dados científicos são verídicos. Contudo, tenha atenção em saber o que são dados e opiniões do autor. Outro problema que encontro na leitura, são nas incursões filosóficas, algumas além de superficiais PODEM ser facilmente refutadas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enter Captcha Here : *

Reload Image