FilosofiaNatureScienceTechnology

Existe vida fora da terra? Estamos sozinhos no universo? Sim? Não? Cadê nossos amigos alienígenas?

 

Carl Sagan disse: “Se existe vida fora do mundo, então o universo é um grande desperdício de espaço”. Como pode um lugar gigante (ou infinito) como o universo não comportar outras espécies da vida? Este é um ponto bastante significativo. Intriga a comunidade de astrônomos, filósofos e físicos desde muito tempo. Mas o que a ciência hoje pode nos falar sobre isso?

A resposta não pode ser definitiva. Ainda não temos conhecimento para falar que existe ou não existe formas de vida em ambientes ainda desconhecidos. Desse jeito, há quem é o questionário mais crítico, mas também existe o posicionamento de forma otimista. Mas, como devemos pensar nessas questões?

O paradoxo trás assuntos bastante interessantes por si só. Afinal, o que é o paradoxo? Basicamente, é um conjunto de hipóteses que leva em conta a idade do universo e seu vasto número de estrelas. Existe um espaço suficiente para surgir várias Terras. Algumas tendo mais tempo de desenvolvimento que o nosso planeta. Pensando nisso, é estranho conceber que somente o nosso planeta está desenvolvendo uma vida? Parece que sim. A probabilidade parece apontar para o fato de que outros planetas também podem ter desenvolvido uma vida inteligente. Há probabilidade de surgir várias circunstâncias parecidas e propicias ao desenvolvimento de seres inteligentes

Ok, mas como solucionar o paradoxo? Existe como? É possível?

Sim, existe! Ainda não conseguiu dissolver o paradoxo. Porém, estudiosos debatem sobre possíveis respostas.

Solução empírica:

A maneira mais óbvia de responder ou paradoxo é entrar em contato com uma vida extraterrestre. Porém, seres humanos ainda não possuem tecnologia para fazer viagens intergaláticas e conversar com outros seres. Então, depende da aproximação alienígena. Mas será que eles têm interesse em entrar em contato conosco?

Sondas

Uma maneira possível de encontrar uma vida nos arredores da terra é por meio de rodadas. A sonda teoria como objetivo procurar e se comunicar com outras civilizações. Porém, como fazer esta comunicação? Acredite que os Et não falam inglês. Então, como mandar uma mensagem falando que existe?

Há chances da vida extraterrestre não querer comunicação. Sim, podemos ser criaturas desinteressantes para seres altamente evoluídos. Se eles são muito mais inteligentes, qual o interesse em se comunicar com criaturas menos evoluídas?

Existe uma hipótese bastante assustadora que indica a possibilidade de avanço tecnológico ou social associado à sua autodestruição. Já tivemos exemplos de pequenos e grandes eventos em terra que levaram milhões à morte. É uma possibilidade também.

O universo pode ser tão estranho como apoiar Douglas Adams. Até mais e obrigado pelos peixes!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enter Captcha Here : *

Reload Image