Filmes

O fenômeno da série Dark e as teorias que explicariam a viagem no tempo

A série Dark da Netflix deu muito o que falar nos últimos tempos. O enredo era extraordinário e focava na viagem no tempo. Sabemos que um dos maiores desejos do ser humano é poder viajar ao passado ou ao futuro. Essa impossibilidade tem sido a motivação de romancistas e cineastas, ao menos fantasiar através da ficção com a possibilidade de viajar para outros tempos.

Um dos possíveis paradoxos que surgiriam de uma potencial viagem no tempo é popularmente conhecido como o paradoxo do avô . Isso foi expresso no livro de ficção científica “The Reckless Traveller”, escrito por Rene Barjavel em 1943, que buscava demonstrar os riscos da viagem no tempo.

paradoxo é muito simples: presume-se que o personagem faça uma viagem no tempo para matar o pai biológico de seu pai. O assassinato é feito antes de seu avô conhecer sua avó, eles se apaixonam e concebem seu pai e depois ele.

É aqui que o paradoxo é formulado: se o viajante do futuro nunca foi concebido no passado, então ele nunca poderia ter partido do futuro. Porque isso nada mais é do que a continuidade de eventos e realidades que ocorreram no passado.

Aqui estão algumas teorias para explicar o fenômeno da viagem no tempo:

TEORIA 1: LINHA DO TEMPO FIXO

Essa teoria afirma que embora alguém possa viajar ao passado, o futuro que essa pessoa deixou, não pode ser mudado . Ou seja, os acontecimentos permanecerão como aconteceram, pois as ações do viajante no passado já fazem parte da história.

Essa explicação é conhecida como conjectura de consistência de Novikov. Diz-nos que qualquer mudança que façamos no passado tem de ser consistente com o presente . Ou seja, é possível afetar o passado até certo ponto, mas não mudá-lo de forma que a causa seja inconsistente.

Por meio de uma viagem no tempo, podemos brincar com a causalidade, por exemplo, que um efeito, por sua vez, se torna uma causa de si mesmo; mas não podemos fazer um efeito eliminar sua própria causa. “Um evento existe e causa um paradoxo ou qualquer mudança no passado que o causa, então a probabilidade desse evento é zero.” Mencione Novikov.

Algo que deve ser levado em consideração é que com essa ideia, estaríamos diante de uma linha do tempo única e fixa ou com linhas do tempo em um multiverso, mas que estas não são “acessíveis”. Portanto, só podemos afetar o passado de nossa própria linha do tempo.

TEORIA 2: LINHA DO TEMPO DINÂMICA

Ao contrário da teoria anterior, esta explica que, em uma linha do tempo dinâmica, os eventos alterados no passado têm um impacto definido no presente. Também é possível que viajar ao passado crie um novo futuro, para que o viajante não modifique o passado, mas o seu próprio futuro.

Pegue, por exemplo, Back to the Future: cada ação do McFly mudou sua realidade. Esta teoria aplicada ao paradoxo do avô indicaria que se alguém viajar no tempo e matar seu próprio avô, isso também impediria seu próprio nascimento e sua eventual jornada de volta ao futuro.

TEORIA 3: MULTIVERSOS

O conceito de multiversos sustenta linhas de tempo alternativas , em um número infinito de universos paralelos, incluindo nosso próprio universo. Embora não seja possível definir onde estão localizados, os cientistas acreditam que se expandem infinitamente. Portanto, todos os eventos possíveis podem ocorrer simultaneamente.

Segundo essa hipótese, mesmo que a viagem no tempo fosse possível, qualquer mudança no passado não teria efeito no presente, pois estamos amarrados a um único universo, com uma única história.

Por isso, o viajante pode fazer qualquer coisa com impunidade e somente o novo cronograma será afetado. Isso acontece assim, pois ao viajar ao passado, é feito em um universo paralelo e as mudanças que são feitas neste universo passado paralelo não modificam o futuro original.

Portanto, esta teoria aplicada ao paradoxo do avô, indicaria que tudo o que é feito naquele passado não tem efeito na vida do viajante original, uma vez que uma nova linha do tempo é criada.

 

Referências ao site Bioguia

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enter Captcha Here : *

Reload Image