Exibido pela Netflix, O Poço conta a história de um lugar misterioso, uma prisão indescritível, um buraco profundo. Dois reclusos que vivem em cada nível. Um número desconhecido de níveis. Uma plataforma descendente contendo comida para todos eles. Uma luta desumana pela sobrevivência, mas também uma oportunidade de solidariedade.Simplificando, a luta pela sobrevivência ocorre da seguinte forma. A parte de cima ( andar 0) é o melhor lugar. Podendo ser comparado com o céu. Quem esta nesse andar pode comer a refeição de forma intacta. O andar 1,2,3 etc são os seguintes a fazer a refeição. O último andar, 333, pode ser comparado pelo inferno.
- O capitalismo e Comunismo: A primeira leitura que pode ser lida é sobre a distribuição dos recursos. Alguns tem muito, outros pouco e outros nada. O capitalismo se apresenta como um modelo errado em si mesmo, pois nele poucos podem usufruir do recurso. No modelo socialista, a distribuição só funcionaria lidando com humanos ideias. Isto é solidários. Caso contrário, cairia no fracasso.
- A divina Comédia: A obra de Dandi Alighieri foi lançada no século XIV e esta dividido em três partes: O inferno, o purgatório e o Paraíso. No início do filme diz que existem três dias de pessoas: As de cima(paraíso), as de baixo( purgatório) e as que caem (inferno).
- Empatia e os sete pecados: Pode ser definia como “faculdade de compreender emocionalmente um individuo”. O personagem principal busca empatia. Contudo, quando se depara numa situação extrema cometa assassinato. Da mesma forma, os sete pecados capitais norteiam a obra. Vemos situações de gula, indivíduos comendo mais do que necessitam; Avareza personagens que valorizam bens materiais mais que suas próprias vidas, se apresenta com apego ao dinheiro no filme; a luxúria se manifestando nos estupros e desejos sexuais; a Ira como desejo de vingança; A preguiça, os indivíduos são colaboram para o crescimento uns dos outros e a vaidade
- Dom Quixote: Marcado pelo idealismo é a principal característica do personagem principal. A busca pelos valores.
Final
O Final do filme fica em aberto. Porém, associando certas referências conseguimos chegar a um veredito. SPOLIER: Todos morrem no final do filme. Contudo, algo sobrevive: As ideias. Ou nas palavras do filme, a mensagem. Somente a mensagem poderia emancipar os indivíduos. Como na alegoria de Platão, só assim indivíduos tentariam mostrar a realidade para outros.