O que é a Fé? Já parou pra se perguntar sobre isso?

DEFINIÇÃO

Segundo definições formais, Fé é uma palavra que significa “confiança”, “crença”, “credibilidade”. A fé é um sentimento de total  crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor. De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no Grego “pistia” que indica a noção de acreditar e no Latim “fides“, que remete para uma atitude de fidelidade. No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.

Jpeg

Vemos que existe certa variação na definição de fé. Mas, e pra você, o que é fé? Seria apenas uma palavra ligada diretamente à religião, a um Deus criador? Seja qual for à definição que mais lhe satisfaz, busque sempre ter fé.

FÉ e o AMOR

O-Caminho-2

Definições à parte, a fé pode está intimamente ligada ao amor. Onde houver amor, existe, necessariamente, uma crença de que é necessário acreditar que pode existir algo muito maior envolvido. O afeto, a dignidade, a confiança, a verdade, a felicidade, a honestidade, a empatia e tudo que pode fazer uma vida feliz estão diretamente ligados à fé. Se todas essas palavrinhas fizerem parte de uma vida, fica fácil acreditar, confiar ou ter a crença de que é possível ter uma vida de fé e amor. Segundo o Papa Francisco, “é nesta ligação entre fé e amor que se compreende a forma de conhecimento próprio da fé, a sua capacidade de iluminar os nossos passos”

BENEFÍCIOS DA FÉ

Antes de falarmos dos benefícios da fé em sua vida, é preciso que saibamos o que significa benefício. Você sabe o que é benefício? Benefício nada mais é do que uma circunstância favorável que resulta de um acontecimento.

No campo da fé, segundo estudos, os benefícios que esta pode trazer pra você são diversos. Vejamos:

  1. Diminui a probabilidade de suicídio;
  2. A probabilidade de mortalidade;
  3. Diminui a probabilidade de depressão. E, caso a pessoa esteja depressiva, recupera-se mais rapidamente;
  4. Passam menos tempo em hospitais e
  5. Ajuda a enfrentar situações adversas com mais tranquilidade e sucesso.

Portanto, mesmo que você não seja uma pessoa religiosa, de fé cristã, tenha fé em algo que lhe faz bem.

Tenha fé em você mesmo, tenha fé em seus amigos e familiares. Sejam inspirador e passe confiança. Seja amoroso e passe amor. Seja feliz e passe felicidade!

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Ramon Firmo

Ramon Firmo

Graduando em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. De Viçosa do Ceará, Ceará. Admirador da música, adora futebol e, aos poucos, começa a admirar a arte da leitura e da escrita .