Psicologia

Por que livros de autoajuda estão vendendo tanto?

Livros de autoajuda encontram um grande público no atual cenário em que vivemos. Livros como “A sutil arte de ligar o foda-se: uma estratégia inusitada para uma vida melhor”, se tornam best-sellers rapidamente. Você já se perguntou por quê?

No parágrafo acima eu mencionei “no atual cenário”. O que há neste cenário que causa a procura por tal gênero literário? Os filósofos brasileiros parecem ter encontrado um diagnostico para esclarecer nossa dúvida. Mario Sério Cortella, Leandro Karnal e Felipe Pondé apontam uma forte relação com a infelicidade.

O Brasil se destaca como um dos países do mundo que mais acessam as redes sociais. O lado negativo está na exposição falsa da vida das pessoas. Como assim? Existe uma obrigatoriedade de mostrar toda a hora o que o usuário está fazendo em sua vida. Isto abre caminho para uma competição de “quem tem a vida mais agradável”. Porém, esta competição não tem vencedores, somente pessoas cada vez mais tristes.

Você é feliz? Está é a questão por de trás da procura por livros de autoajuda. Pessoas cada vez mais desnorteadas que procuram um horizonte para seguir. Se você tem curiosidade sobre o assunto, eis a participação dos filósofos pop no programa Roda viva: https://www.youtube.com/watch?v=swj3T9JWvwM

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enter Captcha Here : *

Reload Image