Ás vezes o tempo parece correr numa velocidade impressionante. Nossos muitos compromissos não se encaixam no nosso pouco tempo. Entretanto, às vezes as horas parecem a passar. Na física já aprendemos que o tempo pode ser relativo… Mas falando do nosso mundo psicológico, por que isso ocorre?
Ás horas que passam lá, não são as mesmas que passam aqui
Sim, o tempo pode ser relativo de várias maneiras. Por exemplo, para pessoa que esta correndo na avenida e para quem esta dentro de um veículo o tempo não é o mesmo. Contudo, queremos chamar atenção para algo diferente, em outras palavas, para a sensação que em um momento o tempo custa a passar e em outro o tempo voa.
Essa sensação é o mecanismo que se chama de “relógio mental”. É uma estrutura neural responsável pelo processamento do tempo. Esta intimamente relacionado com nossas emoções.
Quando você esta feliz, tem a impressão que o tempo passa rápido ou lento? Certamente você acredita que o tempo passa muito rápido. Ocorre que quando estamos livres de estresse ( emoções), nosso relógio se sente mais tranquilo. Em situação de estresse o fenômeno é o contrário. Uma pessoa que esta desesperada em busca do auxilio emergencial, e se encontra atualizando a página a cada instante, tem a percepção que o tempo custa a passar. A ansiedade desperta esse funcionamento no nosso relógio. Ou seja, uma emoção interferindo na nossa percepção do tempo.