Vocês sabem: Relações humanas não são nada fáceis. No entanto, elas têm a habilidade de transformar nossas vidas. -Tanto para o bem, quanto para o mal. Isso é algo tanto bonito quanto assustador. Não é algo inteiramente ruim ou bom. Mas e quanto a suas amizades? São elas boas ou ruins?
Nossas vidas são coleções de escolhas que resultam em desastres ou vitórias. Uma dessas escolhas são aquelas pessoas que chamamos de amigos. O raciocínio que quero chegar é: Nós os escolhemos. Por sua vez, eles influenciam nossas vidas de algum modo. É a porta aberta pra felicidade ou infelicidade. Sob certo critério, vamos pensar o que é um mau e um bom amigo:
Um mau amigo: É aquela pessoa que não consegue nos dar suporte; não nos escuta; não nos entende; não divide planos e momentos conosco; não é confiável o suficiente para contarmos um segredo; nos gera um clima pesado e uma sensação de intranquilidade.
Um bom amigo: É aquela pessoa que nos procura; nos entende porque presta atenção nos aspectos mais desinteressantes da nossa vida; que consegue guardar segredos; que nos tem como confidentes; que alegra nossos dias; que nos traz paz.
São aspectos bastante gerais. Todavia, saber diferenciar nossos amigos nesses grupos possibilita uma vida mais feliz e mais próspera. Sim! Mais próspera. Uma rede de amigos não deve ser vista apenas como pessoas capazes de nos levar em festas ou conversar sobre relacionamentos. Amigos são mais. Pessoas são mais. Um bom amigo antes de tudo deve ser um grande ser humano. E nisso quero chamar atenção que você tem que ser uma grande ser humano para encontrar bons amigos. É uma troca mutua. Você não pode exigir o que não tem para dar.
O que adianta uma pessoa nos procurar, se ela não tem nada a dizer? Como ela vai nos alegrar se for perturbada? O ponto que quero chamar atenção é que antes de tudo deve haver um autoconhecimento de nossa parte. Saber o que se é, para identificar com quem andar.
Este texto não tem como objetivo dizer o que é um bom amigo. Mas mostrar que amizade depende de dois lados. Dois lados que podem ser vistos como um universo. As vezes julgamos que uma pessoa é uma má amizade, mas nós somos um bom amigo para ela? Fica o pensamento!