Filosofia

Qual o preço para ser feliz? Aprenda o caminho da felicidade!

 

Só isto, de fato, tem importância no final das contas: a nossa felicidade. John Stuart Mill, já alertava que ninguém queria dinheiro porque o dinheiro é bom em si mesmo. Lógico o dinheiro é importante, mas ele é importante como meio para outros fins. Por exemplo, preciso de dinheiro para viajar. Dinheiro é uma regra importante do jogo, porém não é a parte fundamental.  

Gosto de esclarecer conceitos antes de adentrar aos temas. O que é felicidade? Vamos fazer como Mill fez. Relacionar felicidade com prazer. Vamos pensar que felicidade está associado aos nossos prazeres. Entretanto, devemos nos dar conta que existem prazeres que são mais elevados que os outros. Ex: Eu amo comer churros em frente ao mar. Mas sei que o prazer de absorver um livro sobre política é algo mais importante. Isso se explica de uma maneira simples: Existem prazeres que são mais elevados que os outros.  

Mas também não devemos entender por felicidade somente a realização dos nossos desejos. Se sou pai de família, certamente sinto prazer em ver minha família feliz. Do mesmo modo, se amo uma pessoa, sou feliz vendo-a feliz. Ou seja, felicidade não é algo somente privado.  

Como, então, podemos ser mais felizes e aumentar a felicidade do mundo? O preço não é nada distante da realidade. Que fatalismo seria pensar que a felicidade é inatingível. Precisamos experimentar mais os prazeres superiores do que aqueles prazeres passageiros e momentâneos. Acreditem em mim: quando mais formos capazes de perseguir prazeres superiores, mais felizes seremos na nossa vida privada e mais felicidade estará disponível para o mundo. 

Com isso quero chamar atenção que muitas vezes o que precisamos para sermos felizes está próximo. Por isso mesmo, aquele que for capaz de conseguir se dedicar aos prazeres superiores estará mais próximo da felicidade. Da sua e dos outros. Você pode ser feliz indo em festas e bebendo todos os dias. E não tem nada de errado em gostar dessa vida. Mas o filósofo inglês chama atenção que o ser humano pode ir além. Pode conciliar seu prazer e dos outros.  

Por fim, quero destacar que a felicidade é alcançável. Está no mundo, não muito distante. Mas parte do caminho da felicidade passa por evoluirmos enquanto seres humanos privados, isto é, nos educarmos através de bons hábitos. É o fundamento principal da liberdade, sempre podemos fazer algo diferente.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enter Captcha Here : *

Reload Image