Qual a utilidade da Filosofia?

Sabemos que a resposta corriqueira é de que não serve para nada, mas o problema nasce no momento em que parece fazer sentido perguntar sobre a utilidade da Filosofia, mas não questionar a Geografia, a História, a Química.

Talvez você tenha a resposta do motivo pelo qual não questionamos tais disciplinas na ponta da língua, afinal parece óbvio, não é?!

Ora, usamos Química quando fazemos o nosso café, então a sua importância está escancarada, ela é uma disciplina com uma utilidade prática. Está escancarada porque o nosso senso comum considera útil aquilo que possui resultados visíveis, o que traz benefícios imediatos, o que dá sucesso, o que traz riqueza material.

Pensando assim, a Filosofia é inútil e está feliz com isso.

 Qual seria, então, a utilidade da Filosofia?

A autora Marilena Chaui em seu livro Convite à filosofia deu uma resposta interessante para essa pergunta, ela disse:

 “Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.

Portanto, antes mesmo de julgar o que digo aqui como certo ou não, procure pensar por si mesmo e se pergunte antes de mais nada: “O que é útil?”

Afinal, o filosofar é também você conseguir julgar a partir do seu próprio entendimento, evitando firmemente se tornar apenas um seguidor das ideias alheias e acabar endeusando pensamentos que talvez você não concordasse se resolvesse pesquisar a fundo o problema.

Referência bibliográfica:
CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia – São Paulo – SP: Editora Ática

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Isadora Tabordes

Isadora Tabordes

Cofundadora e desenvolvedora dos sites Vida em Equilíbrio e Demasiado Humano, estudante de Filosofia na Universidade Federal de Pelotas. Apaixonada por diversas áreas do conhecimento.