REFLEXÃO

Você já ouviu falar em reflexão? Com certeza a resposta será sim. Agora, você sabe o significado e quais os benefícios que uma boa reflexão pode trazer para sua vida pessoal ou profissional?

A reflexão pode ser entendida como um momento que a gente reserva na nossa vida para pensar em ações passadas, presentes e futuras que fazem parte do nosso viver. Seria ainda, um momento de serenidade e, na maioria das vezes, o momento onde conseguimos resolver problemas. Um momento em que conseguimos luzes que nos fazem ser portadores de grandes “insights”, onde, coisas que até então pareciam difíceis de serem entendidas, passam a ser mais claras.

Insight

Uma boa reflexão pode ser decisiva antes de você tomar uma decisão. Por exemplo, você tem um emprego e aparece outra oportunidade. Parece óbvio que você não vai trocar logo de cara de emprego. É preciso que haja um momento para pensar e refletir sobre esta oportunidade. Seria viável a troca de trabalho? Financeiramente falando, vale a pena? Terei que mudar de cidade? Se sim, estou preparado para mudar de cidade? Essas e outra são as possíveis perguntas a serem feitas em um momento como esse.

 Em relações pessoais a reflexão é mais do que precisa, seja ela antes ou depois de uma briga, antes de pedir perdão ou até mesmo antes de um primeiro encontro com uma pessoa. É preciso que você esteja apto a recepcionar a pessoa, a conversa e opinar quando preciso. Antes disso tudo é necessário uma grande reflexão. Você deve saber com quem irá falar, por que irá falar e onde você quer chegar com esse “falar”.

Pensando ainda a reflexão como um modo de vida, devemos tê-lo uma máquina de lavar. Parece esquisito esse modo de pensar, mas se olharmos para o nosso dia como um misto de dores, alegrias, tristezas e emoções, veremos que em algum momento desse dia somos “sujos” por sentimentos que fazem muito mal ao  corpo e à mente. Neste sentido, a reflexão serviria para limpar nosso corpo e nossa mente de todos esses males. Portanto, antes de tomar decisões, depois de tomar decisões e depois de um longo dia, reflita, faz bem e é necessário!

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Ramon Firmo

Ramon Firmo

Graduando em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. De Viçosa do Ceará, Ceará. Admirador da música, adora futebol e, aos poucos, começa a admirar a arte da leitura e da escrita .