Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização para a prevenção ao suicídio e suas atividades tiveram início em 2015. Seu objetivo é alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e ajudar a preveni-los.

Hoje em dia as taxas de suicídio estão aumentando, principalmente entre os jovens. Quando eu estava na faculdade houveram alguns suicídios de alunos. Isto era uma coisa que até então eu nunca tinha pensado que poderia ocorrer tão próximo a mim.

O suicídio ainda é considerado um tabu. Não costuma-se dar ampla divulgação para esses casos na mídia ou nas conversas com a família ou amigos. Este assunto ainda é muito escondido, abafado pela sociedade, o que acaba dificultando a sua prevenção.

Este é um problema silencioso, às vezes as pessoas parecem tranquilas e alegres mas podem estar passando por problemas dos quais nem imaginamos. Pode ser que sofram de depressão, ansiedade ou outros problemas de cunho emocional e que possam até estar pensando em se matar.

A pessoa para tomar esta atitude chega num ponto de dor e sofrimento imenso e sente que não tem mais apoio em sua vida, que não tem com quem contar. Ela pode estar sofrendo algum tipo de abuso ou violência e se sente sem saída.

Deve-se abordar este assunto em locais como escolas e universidades para que ocorra a prevenção do suicídio. E sempre dar atenção às pessoas, escutar o que elas tem a dizer e dar um suporte emocional a quem amamos, pois grande parte dos suicídios poderia ter sido evitada.

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Lais Nascimento

Lais Nascimento

Mineira de Guaxupé, 26 anos, biomédica.
Amo a área da saúde mas também tenho grande interesse em psicologia e comportamento humano.