Filosofia

Você é uma pessoa esclarecida? Esclarecimento exige liberdade. Entenda o que Kant quis dizer:

Incomodado com a sociedade de sua época que adotou uma atitude covarde e cômoda frente a reflexão o  famoso filósofo alemão Immanuel Kant lançou a seguinte pergunta: O que é esclarecimento?  Kant até os últimos dias de sua vida acreditou que uma sociedade feliz seria aquela que encontrasse o esclarecimento. Ou seja, aquela sociedade constituída de indivíduos capazes de pensar por si mesmo e não simplesmente preocupada em obedecer regras.

Infelizmente, os seres humanos adotaram como segunda natureza um estado não reflexivo. Este é nosso ponto de partida.

Para entendermos a filosofia de Kant, no texto “O que é o esclarecimento?”, precisamos ter em mente dois conceitos. O primeiro conceito é o de menoridade e o segundo, de esclarecimento. Kant diz: Esclarecimento é a saída do homem da menoridade pela qual é o próprio culpado. Menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia”. Se não questionamos o mundo em nossa volta  e se aceitamos tudo que nos é dado sem questionamentos estamos vivendo a menoridade. Por outro lado, quando nos livramos dessa passividade, então encontramos o esclarecimento.

Vale fazer a pergunta: Vivemos hoje em uma sociedade esclarecida?

Acredito que não! Os grandes e poderosos falam para grande massa “não raciocinai” e nós aceitamos. Quando perguntaram para Kant se ele vivia em uma época de esclarecimento ele respondeu: ” A  resposta é: não, mas numa época de esclarecimento”.  Esta frase descreve bem nosso atual momento. Nós não vivemos um momento de esclarecimento, porém deveríamos buscar a todo custo. (época esclarecida e época em esclarecimento (ou em busca de esclarecimento)

Esclarecimento e Sociedade

O esclarecimento também é uma força que nossa vida pública pode possuir.  Infelizmente,  a falta de esclarecimento já entrou no curso de nossas vida. Mas não precisa ser assim.  Buscar a reflexão pode fortalecer o espírito de nossa época. Como podemos mudar isso? Primeiro, estar por dentro dos debates ( não ignorar especialistas, ler, debater). Em segundo lugar, questionar. Por fim, devemos nos sentir livres para combater as amarras em que estamos cercados.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enter Captcha Here : *

Reload Image